BLOG | Pânico

15 de Agosto, 2020

Em dias como os que estamos vivendo perante Covid 19, muitos são os efeitos emocionais desencadeados nas pessoas. Algumas conseguem lidar de maneira mais tranquila, outras, no entanto, se sentem mais ansiosas, angustiadas com seu “sistema de alerta” acionado, o que pode ser um dos gatilhos desencadeadores de uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico.

Esses surtos abruptos (pânico) podem advir tanto de um estado de tranquilidade, quanto de um estado ansioso. Possuem uma série de características físicas como taquicardia, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, náusea, sensação de tontura, desmaio, parestesias, dentre outros, e emocionais, como medo de perder o controle ou de “enlouquecer”, medo de morrer e sensação de irrealidade ou despersonalização. Esses sintomas têm duração curta, atingindo seu pico em minutos, mas podem voltar a ocorrer.

O que fazer nesses casos?

Atitude para quem acompanha alguém que está tendo um ataque de pânico:

- Deve-se manter a calma e mostrar-se disponível;

- Não dizer que é besteira;

- Não tratar com insignificância;

Para aquele que está enfrentando um ataque de pânico:

- Procure respirar;

- Sente ou deite-se se for possível;

- Peça ajuda se o ataque persistir;

- Procure um pronto atendimento.

Existem medicamentos muito eficazes para esses diagnósticos. Por isso, posterior ao ataque, procure ajuda especializada, como um médico psiquiatra para uma avaliação mais criteriosa e se necessário medicamentos para tratar os sintomas e um psicólogo que irá auxiliar na identificação e tratamento das causas desses ataques.

Muitas vezes, pode parecer que a crise se desencadeou sem nenhum motivo, mas ao fazer terapia, esses momentos começam clarear, o autoconhecimento produz bons frutos a curto, médio e longo prazo.

E, quanto ao coronavírus, prevenção é a melhor opção. Cuide-se, faça o que for possível para promover a sua saúde bem como da sua família, FICANDO EM CASA , e pedindo o mesmo aos amigos e demais pessoas que nos cercam.


Por Bruna Ávila

Psicóloga

CRP 07/32487