Longevidade saudável

24 de Maio, 2023

Alguns problemas que podem surgir com a chegada da maturidade são as doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.


Uma das melhores formas de driblar esses males é ser uma pessoa ativa. Existem dois pontos essenciais que são considerados fatores neuroprotetores: atividade física e a Atividade intelectual.

Um corpo e um cérebro em movimento são capazes de aumentar o que os neurocientistas chamam de plasticidade neuronal, que é a capacidade dos neurônios de se comunicarem em abundância uns com os outros e, dessa forma, conseguirem compensar, até um certo ponto, possíveis doenças neurodegenerativas.

O treino da memória tem a capacidade de estimular a cognição e é recomendado ser acompanhado de profissionais das áreas da saúde voltado a neuropsicologia. O exercício que estimula a mente é algo importante para o processo do envelhecimento.

Quando aposentamos, é comum a redução brusca do número de tarefas realizadas pelo indivíduo. Passamos a sair menos de casa, desfrutar mais de momentos ociosos e com isso a mente passa a trabalhar menos.

O treino auxilia para aprimorar as funções cognitivas e raciocínio, prevenindo a perda de memória, aumentando a destreza, conhecimento e o favorecimento das relações interpessoais, através de desafios cognitivos diversificados, com música, vídeos, dinâmicas e atividades.

Se precisar de ajuda para lidar com tudo isso, busque um profissional. Aqui no NAP, ficamos à disposição para te ajudar!

#nap #napnucleo #nucleodeatendimentopsicologico #psicologia #saude #saudemental #nh #novohamburgo #valedosinos #terapia #saoleo #campobom #estanciavelha