​Realidade Virtual a serviço da psicoterapia

18 de Fevereiro, 2019

Realidade Virtual a serviço da psicoterapia

Hoje estou ansioso! Esta ansiedade me consome! Estou ansioso para que chegue o dia/ para que o dia acabe.... Tenho medo. O que faço para minha ansiedade passar? Poderia citar inúmeras frases como estas para descrever sensações referente a ansiedade. A maioria das pessoas passa por isto e sofrem diariamente. Como responder à pergunta acima?

Para aliviar a ansiedade temos várias receitas, dicas e informações variadas, mas qual seria mais efetiva, que funciona? Várias dicas e técnicas podem ajudar, mas acredito que a psicoterapia pode auxiliar e muito no manejo da ansiedade. Digo manejo, porque a ansiedade faz parte de todos nós como um motor que nos move em direção a desejos, projetos, movimentos de vida. Por vezes, também nos avisa que algo não está bem, quando vem de forma dolorosa e impeditiva. Como por exemplo, a ansiedade é tanta que nos impede de entrar num elevador, não permite que falemos em público, não nos deixa entrar em lugares com muitas pessoas ou avião, não suportamos olhar de um lugar alto, etc.

Quando a ansiedade nos limita é o sinal que temos que procurar ajuda. Um psicólogo poderá lhe ouvir e junto com você descobrir formas adequadas de lidar com sua limitação do momento. Uma maneira inovadora para trabalhar a ansiedade e fobias é a utilização da tecnologia de Realidade Virtual durante a psicoterapia. Em muitos países, a Realidade Virtual está se tornando uma das mais importantes técnicas utilizadas pelos psicólogos para o tratamento de ansiedade e de fobias ou medos: Graças a esse sistema, o paciente é exposto a situação muito próximo da verdadeira que ele tem medo (dirigir, andar de avião, altura, elevador, injeção, etc.) fazendo-o se mover e interagir com este ambiente, mas de uma maneira segura, personalizada e monitorada por biofeedback (sensores que medem o nível de ansiedade) junto com seu terapeuta. No momento da imersão, o paciente consegue identificar o nível de ansiedade e o que realmente o deixa ansioso, pois quando está no ambiente pode descrever com mais detalhes seus sentimentos do que simplesmente contando ao psicólogo e este estando presente pode também diagnosticar com mais eficácia o que o paciente está percebendo. Assim, o psicólogo pode auxiliar o paciente a se acalmar no ambiente estressor através de relaxamentos treinados anteriormente.

É sabido, que os transtornos de ansiedade, como por exemplo a agorafobia (medo excessivo de espaços abertos, desconhecidos, multidões) ou a ansiedade generalizada, afetam um número expressivo de pessoas de nossa sociedade e são uma das principais causas de afastamentos do trabalho. Estes transtornos afetam negativamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem muito e tendem a piorar se não se tratam adequadamente. As clínicas de psicologia que utilizam Realidade Virtual nos mais variados países, demonstram de forma categórica que os pacientes se beneficiam muito desta tecnologia, pois permite aproveitar melhor o tempo de consulta e mede o seu progresso de maneira objetiva.

Este tratamento é indicado para todas as idades e casos de fobias. Na terceira idade é possível, por exemplo, permitir que o idoso perceba e reviva sensações do passado, ajudando inclusive no resgate de memórias e assim retomando sensações positivas, por vezes esquecidas ou guardadas. Em função dos ótimos resultados, tem-se percebido um aumento de pessoas interessadas em superar seus medos ou fobias, através da Realidade Virtual nos consultórios que já dispõe desse diferencial.


Andréia Reis Psicóloga do NAP