​Filhos expostos à Alienação Parental

26 de Julho, 2018

Filhos expostos à Alienação Parental

Ser filho (a) de pais separados é um fenômeno cada vez mais comum em nossa sociedade, as discussões em torno das interferências sobre a vida emocional e o desenvolvimento destes englobam aspectos positivos e negativos. Sabe-se que entre os aspectos positivos está a redução do conflito em casa, quanto aos negativos, o mais grave deles, mas ainda pouco conhecido é o ato da “Alienação Parental”. Conforme a Lei (12.318/10) Art. 2o considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Nem sempre as tomadas de decisões envolvidas durante a separação são realizadas pensando no bem-estar dos filhos, muitos casais se separam de forma litigiosa, ou seja, conflituosa. Enquanto disputam bens materiais e a guarda dos filhos reproduzem os próprios conflitos referentes às dificuldades em aceitar o término e em conciliar decisões. Isto consequentemente afeta o exercício da parentalidade e administrar o dia-a-dia dos filhos pode se tornar um verdadeiro caos.

Nos casos em que ocorre a alienação parental, estamos falando de prejuízos significativos de ordem psicológica, pois ela é uma forma de abuso emocional. Entre as formas de alienar está a tentativa de denegrir a imagem do outro genitor com frases como “Ele não é um bom pai/boa mãe”; “Não te ama de verdade, não se importa com você”. Ainda, provocar ou simular o afastamento de um dos genitores; omitir informações importantes sobre a vida da criança e colocar impedimentos para a convivência.

Sabe-se que manter a convivência e uma imagem saudável das figuras parentais é extremamente importante para a constituição psíquica da criança ou adolescente; deste modo, denegri-la causa consequências para o desenvolvimento da personalidade e podem afetar negativamente as demais relações ao longo da vida. Avaliar se uma criança ou adolescente está sendo exposta à Alienação Parental ou apresentando sinais e sintomas que resultam na SAP (Síndrome de Alienação Parental) se torna necessário para protegê-la emocionalmente frente às condutas alienantes.


Maytê Lopes Psicóloga do NAP