​Por que algumas pessoas se comportam de determinada maneira?

04 de Abril, 2018

Por que algumas pessoas se comportam de determinada maneira?

Todos nós já sofremos e/ou sofreremos emocionalmente de uma forma ou de outra, porque isso faz parte da nossa existência. Mas por que aquele homem tem tanto medo de cachorros, a ponto de fazer quase uma volta inteira na quadra só para evitar passar perto de um? Por que aquela mulher resiste tanto em sair de casa, ou sofre de um medo desproporcional quando consegue? Por que aquela outra mulher só escolhe homens que a deixam tão angustiada nos seus relacionamentos? E ainda, por que aquele rapaz tem tanta dificuldade de lidar com o seu chefe e tem ataques de raiva em casa?

Nós vivemos uma vida de altos e baixos, temos momentos felizes e outros difíceis, isso vale pra todos. Mas algumas pessoas, ao se depararem com uma dificuldade, desenvolvem sintomas e comportamentos que acabam trazendo sofrimento e prejuízo na qualidade de vida. Em certos casos, ao mudar a situação, as reações desaparecem espontaneamente e a vida volta ao normal. Porém, em outros, isso não acontece porque, muitas vezes, a dificuldade continua pressionando o sujeito para além do que ele pode suportar.

As experiências pelas quais passamos desde a infância, vão formando um conjunto de memórias que irão regular as nossas reações e emoções frente a tudo que encontramos e pensamos. Porém, quando existem memórias traumáticas, o cérebro pode ativá-las na medida em que reconhece alguma similaridade entre o presente e o passado. Neste caso, a situação fica sendo influenciada pela memória traumática, independente de ela ser consciente ou não. Se existe um sintoma emocional, provavelmente ele está sendo sustentado por uma ou mais experiências negativas.

Nem sempre há uma relação clara entre os acontecimentos negativos e os sintomas manifestados no presente. As memórias traumáticas, que estão carregadas de emoções, comportamentos, crenças e sensações inadequadas, podem ser rastreadas e ressignificadas através de abordagens psicológicas. Quando mudamos as memórias que regem nossas emoções negativas, também mudamos a forma de enxergar o mundo. Ao nos livrarmos daquelas memórias intrusas, ficamos livres para seguir nossos próprios caminhos.


Eduardo Wunsch Psicólogo do NAP