QUAL TRAVESSEIRO ESCOLHER?

19 de Agosto, 2016

Descansar e dormir são a chance que o corpo tem de se recuperar dos insultos posturais, físicos e nervosos do dia que passou. Usar alguns dos seguintes travesseiros pode melhorar a qualidade do seu descanso e recuperação, o que lhe permitirá acordar melhor e pronto para enfrentar um novo dia.

É recomendável usar um travesseiro ou entre os joelhos (para quem dorme de lado) ou abaixo da coxa/joelhos (para quem dorme de barriga para cima) para aliviar a distensão ou a sobrecarga na coluna lombar.


Para quem dorme DE LADO:
Quando alguém dorme de lado, o ato de dobrar os joelhos e colocar um travesseiro entre os joelhos previne que eles se encostem e mantém a coluna em uma posição neutra. Quando não há suporte entre as pernas, a perna de cima roda para baixo, puxando a pelve, e distorcendo a linha natural da coluna. Adicionar uma sustentação entre os joelhos pode prevenir dor lombar induzida por estes tipos de força e proporciona alívio para as costas e descanso enquanto dorme. Em geral, um travesseiro firme entre os joelhos funciona melhor do que um macio porque ele serve como um anteparo para que a perna acima não rode sobre a perna abaixo.

Para quem dorme DE BARRIGA PARA CIMA:

Quando se dorme de barriga para cima, colocar um travesseiro embaixo do joelho/coxa diminui a sobrecarga e o peso despejado na coluna lombar. Algumas pessoas até preferem colocar dois travesseiros para elevar ainda mais seus joelhos. Com dois ou mais travesseiros embaixo dos joelhos, a coluna lombar endireita, diminuindo a sobrecarga em articulações facetarias dolorosas da coluna. Esta posição é a melhor para auxiliar o descanso das costas, e muitas pessoas descobrem que esta é a única maneira de dormir durante uma grave crise de lombalgia/ciática ou enquanto se recuperam de uma cirurgia de coluna.


Desiree Moehlecke Quiropraxista do NAP