BLOG | Saudade

29 de Setembro, 2020

E por falar em saudade...

Saudade de acordar cedo para ir ao trabalho ou para a escola... e, claro, reclamar disso.

Saudade de poder ver as pessoas “ao vivo” e não apenas por meio de uma tela de computador ou celular...

E por falar em celular... saudade de receber uma advertência por estar no celular durante a aula, ou muito tempo on line jogando, tc com amigos... porém, com essa nova realidade de isolamento social, é o que nos leva à possibilidade de vida, de relação, o que faz nos sentirmos acompanhados, mesmo que sozinhos.

Saudade de poder comemorar datas especiais como o dia das mães, o dia dos pais, o aniversário de alguém querido... saudade...

Saudade de esperar o “finde” para poder ficar em casa e assistir um filme comendo pipoca, se jogar no sofá, tirar um cochilo, dormir tarde, acordar tarde, ficar de pijama o domingo inteiro... Essa prática agora se tornou a regra e não a exceção.

Saudade de ter saudade daquilo que parece não voltar mais ou do que era de um jeito e não é mais... mudou... não será mais igual como era.

E agora, como lidar com tudo isso? Como nos mantermos saudáveis física e emocionalmente nessa nova perspectiva de vida? Como manter nossa integridade, nossa privacidade diante do fato de que o nosso local de moradia, o nosso reduto pessoal também é o nosso local de estudo, de trabalho, de lazer? Tudo ocorre no mesmo espaço. Então... saudade de planejar...saudade de prospectar... saudade de sonhar.

Pois é isso que precisamos resgatar. Temos que manter nossos sonhos... temos que manter a chama da vida, mesmo que para isso tenhamos que nos reinventar, desconstruir e reconstruir... e sermos competentes para criarmos um novo jeito de viver, sem perder a capacidade e a singeleza do sonhar.

Rejane Friedrich

Psicóloga do NAP – CRP 07/27534