BLOG | Entendendo a Quiropraxia

28 de Julho, 2020

O que é a quiropraxia?

A quiropraxia é uma ciência da área da saúde que se destina a prevenção e tratamento das lesões neuro musculo esqueléticas, em especial das articulações. A Quiropraxia é uma profissão que exige nível superior e existem apenas duas universidades em nosso país uma em São Paulo e outra em Novo Hamburgo.

Para que outras situações a quiropraxia é indicada?

As principais queixas de pacientes que buscam o tratamento quiroprático são: Dores de cabeça, dores no pescoço e ombros, dores lombares e claro, dor ciática. O tratamento quiroprático é bem eficiente também em demais problemas articulares como: joelho, tornozelo e quadril.

Por que muitas pessoas associam a dor no ciático à velhice? Isso é mito?

Sim, é mito. Na verdade, muitas pessoas associam ficar velho com dores articulares e doenças o que de forma alguma pode ser normal. A quiropraxia atende esse tipo de público, fazendo com que suas articulações funcionem em perfeita harmonia para que tenham uma velhice saudável. Além disso, recebo em meus consultórios diversos pacientes jovens com queixa de dor ciática. O quanto antes realizarem a procura pelo tratamento, melhor e mais rápido será o resultado.

Como a quiropraxia auxilia no alívio desta dor específica?

A quiropraxia, através dos ajustes nos segmentos especificamente desalinhados, busca fazer com que a pessoa tenha movimentos melhores, liberando essas articulações restritas, juntamente com possíveis espasmos musculares envolvidos. Além disso, após o ajuste articular, ocorre uma tendência ao aumento do nível de endorfinas na corrente sanguínea (substâncias liberadas pelo próprio organismo que possuem propriedades de amenização da dor e responsáveis pela sensação de bem-estar).

Como a pessoa pode prevenir essa dor?

Como forma de prevenção é extremamente importante manter as articulações em perfeito funcionamento (neste caso a coluna lombar). A Quiropraxia, através dos ajustes manuais, busca este perfeito funcionamento das vértebras, mantendo o funcionamento da coluna de forma plena. Além disso, estar bem aquecido no frio, realizar atividades físicas e alongamentos também são formas de prevenção.

O que causa dor no ciático?

A dor é causada por algum tipo de inflamação ou dano ao nervo ciático (que pode ocorrer dentro do canal espinhal ou em algum outro ponto do percurso que o nervo faz), e ainda pela pressão da coluna sobre o nervo. No caso de uma hérnia discal, geralmente, os anéis que circundam os discos se rompem com o aumento de pressão, intensificando as dores nas costas. Com o rompimento do anel, o núcleo escapa para o interior do canal e comprime o nervo, caracterizando a dor. A dor ciática tem várias causas: síndrome do piriforme (músculo), hérnia de disco, traumas, estenose lombar e na maioria das vezes ou quase sempre um mau funcionamento biomecânico das vértebras por onde sai o nervo ciático.


Por Thalles Zeni

Quiropraxista - ABQ807