​Entendendo a Psicologia

24 de Janeiro, 2019

Entendendo a Psicologia

Podemos dizer que a Psicologia é uma área de múltipla ação, pois o Psicólogo pode trabalhar em diversas instituições, tais como hospitais, escolas, academias, universidades, entre outras.

Dentre essas possibilidades, está a Psicologia clínica, na qual o Psicólogo atua através do olhar empático e da escuta terapêutica, auxiliando o paciente a enfrentar seu sofrimento, medos, anseios, angústias, enfim, promovendo inteligência emocional para lidar com as adversidades da vida, tanto internas quanto externas.

Cada Psicólogo clínico escolhe uma corrente teórica para guiar seus atendimentos e que assim como as áreas de atuação, são inúmeras. Você já ouviu falar na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)? É uma forma de psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos chamados aqui de “disfuncionais”, ou seja, que causam algum prejuízo para o paciente. A TCC ensina o paciente a avaliar os seus pensamentos de forma mais realista e adaptativa, fazendo assim com que haja melhora no seu estado emocional e comportamento. Para essa abordagem, não são os fatos em si que determinam a forma como vamos sentir ou nos comportar, mas sim a forma como cada um de nós interpreta os fatos. Psicólogo e paciente formam uma dupla e juntos vão identificando padrões de pensamentos, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas descritos nas sessões. Sobretudo, cabe ao profissional baseado na ética e comprometimento compreender se a sua abordagem vai dar conta das demandas apresentadas pelo seu paciente de modo a ser eficaz. Todas as abordagens são importantes e possuem um papel fundamental dentro da Psicologia e cabe ressaltar alguns ingredientes necessários e comuns a todas elas: afeto, empatia, interesse genuíno, atenção e competência. Faça terapia, quem pensa bem se sente bem!!!


Ana Letícia Finkler Psicóloga do NAP