(51) 3035.3606
(51) 9937.53003
contato@napvs.com.br
07:30 - 21:00
Seg - Sex
08:00 - 12:00
Sábado
23 de Agosto, 2018
Neuropedagogo na escola e em setting
O papel do neuropedagogo tem importância quando se pensa em aprendizagens e neurociência. Para tanto, as intervenções feitas por este profissional buscam resultados no processo de entender, compreender e aprender. As atividades de repetição e lúdicas são apropriadas para que efetivem o interesse do paciente no seu processo de aprendizagem.
Através
de testagens que mensuram as dificuldades apresentadas pela
criança/adolescente, pode-se pensar em várias maneiras de auxiliar na condução
do processo e buscar um equilíbrio interno e cerebral para uma assimilação das
informações e aprendizagens.
Além
das ferramentas psicopedagógicas, podemos usar outras tecnologias como a
realidade virtual e aumentada, bem como o bioffedback e conseguir um melhor
desempenho frente às dificuldades de aprendizagem e/ou transtornos, pois a
intervenção se torna mais eficaz e a melhora se faz notar mais rapidamente.
Queixas
referentes ao processo de aprendizagem, incluindo os transtornos, como dislexia
e discalculia por exemplo, bem como o TDHA e déficit de atenção são trabalhadas
pelo neuropedagogo. Aqui se alia o neuropsicopedagogo clínico, que além se
seguir um protocolo de atendimento, mensura resultados após avaliação e
trabalhando em parceria com uma equipe multidisciplinar, elabora uma
intervenção e encaminha ao psicopedagogo para execução e testagens. Quando
necessário sugere-se o apoio de um psicólogo que dá o suporte terapêutico ao
todo do indivíduo para que se obtenha sucesso no final de todo o processo
pedagógico e clínico.
Tanto na escola, onde se começa a observação até chegar ao setting (espaço próprio para testagens) a busca pela melhor intervenção é um somatório de ações e comprometimento de todas as pessoas que fazem parte do contexto familiar, social e escolar do paciente.
Berenice Ody Neuropedagoga do NAP