​A Avaliação como forma de denúncia

09 de Novembro, 2017

A Avaliação como forma de denúncia

Toda vez que chega o fim do semestre nas escolas infantis eu me preocupo. Vem o grande momento das famílias receberem a avaliação do seu filho. O tão esperado portfólio com fotos e desenhos da criança, acompanhado claro, de uma avaliação descritiva.

A avaliação desses pequenos da educação infantil que era para vir informando as famílias de todas as construções deles ao longo do semestre vem como uma denúncia sobre comportamentos, mordidas, e outras formas de atitudes.

Em muitos momentos que trabalhei em coordenações me vi diante de escritas assim. Sempre me coloquei no lugar desses familiares que receberiam essas avalições. Não defendo que os pais não devam saber do que está ocorrendo dentro da escola e com o seu filho, mas sei que existem vários outros momentos que as famílias podem ser chamas na escola para uma conversa sobre o comportamento dos pequenos.

O que muitas vezes acontece é que os pais não são avisados das tais ocorrências e que recebem todas elas no mesmo momento, descritas em um documento que era para ser motivo de orgulho.

Cada vez que a escola envia um documento como esse para casa do aluno, está reforçando que a família pense só nos pontos negativos daquela criança, e não, na criança como um ser “real”, que erra, cria, acerta, brinca, e que, o mais importante: É feliz naquele ambiente escolar.

É imprescindível que as professoras e a escola estejam atentas e tomem esse cuidado. Avaliação serve para que os pais acreditem nesses pequenos e não pode ser vista como um lugar de denúncia. A educação infantil nos ajuda a dar forma a nossa matriz e os primeiros anos de vida são fundamentais para as aprendizagens. É nessa época que são construídas todas as bases para a vida posterior.


Sofia Johann Winter Psicopedagoga do NAP