O “sentir” do estagiário na clínica de Psicologia

27 de Julho, 2017

O “sentir” do estagiário na clínica de Psicologia

O estágio é um momento muito singular, onde percebemos como os nossos sentimentos nos tornam únicos, mas também mudam e interagem com a nossa forma de ser e dos pacientes, durante o processo terapêutico. A prática nos possibilita vivenciar os conceitos aprendidos, de forma dinâmica, o que antes parecia tão estanque e distante. No decorrer dos atendimentos, muitas situações nos trazem todo tipo de sentimentos, transformando o estágio em um desafio ainda mais instigante.

Esses sentimentos são absolutamente naturais, já que a nossa prática profissional acontece lidando justamente com os sentimentos das pessoas e ao entrar em contato com as emoções do outro, as emoções deste também entram em contato com as nossas, e muitas vezes, causam inquietações.

É importante perceber que, como profissionais, também seremos tocados por sentimentos bons e ruins advindos daquela dupla terapêutica e que, por mais conhecimento e prática que tivermos, seremos sempre humanos, acima de tudo. Temos a nossa singularidade e assim como os nossos pacientes, as nossas marcas estão presentes no nosso íntimo e precisaremos estar atentos para resolvermos através da supervisão e terapia, sempre que necessário, as nossas próprias questões também.

O tempo do paciente para resolver as suas questões e as angústias que aparecem em nós, como terapeutas, também é relevante. Fundamental é, conseguirmos entender que por mais que queiramos ajudá-los, é um processo e um caminho deles, muito particular e saber lidar com isso e com as nossas próprias expectativas, faz parte do nosso trabalho, como terapeutas.

Somos parte de um todo e consequência de muito do que vivemos, vamos nos transformando e definindo quem somos através das nossas experiências e do mundo em que vivemos e muitas vezes nem percebemos. A vida está sempre em movimento e a prática terapêutica é uma relação, de mudança constante, o olhar positivo ao fato de termos a capacidade de superação perante as situações que queremos mudar é o que nos transforma a todo instante. Mas, somente nós mesmos, com a nossa bagagem e força de transformação poderemos saber qual a vida que queremos ter e que realmente vale a pena ser vivida.


Diala Martins Pereyra de Noronha Estagiária de Psicologia