SIM, SOMOS PAIS

06 de Janeiro, 2017

SIM, SOMOS PAIS

Estamos vivendo e convivendo em um contexto de dias “corridos” com muitos afazeres que em alguns momentos não nos damos conta ou temos a impressão de que nos falta tempo. Falta tempo para nos dedicarmos para muitas coisas, para nossos afazeres, para nossos estudos, para o nosso trabalho, para nossos desejos e para um ou uns de nossos bens mais preciosos, como nossa família, nossos filhos. E é para pensar um pouquinho neles que lhes convido para uma breve reflexão.

No nosso dia a dia e em muitos momentos pensamos em muitas coisas, muitos afazeres e corremos para dar conta de algumas pequenas coisas relacionadas aos nossos filhos. Com isto, na maior parte das vezes fizemos as coisas pensando em outras e deixamos de reparar nas pequenas coisas que nossos filhos gostam, do que brincam, do que realmente tem importância para eles. Enquanto pais atentos, se formos questionados sobre seus gostos de comidas, de cores, de brincadeiras, seus “melhores” amigos, teremos grandes chances de errar e também grandes chances de acertar alguns ou todos os quesitos, mas o que isto quer dizer? O que importa? Importa é ter conhecimento, propriedade sobre o que estamos falando, de e sobre nossos pequenos e isto só acontece se estivermos próximos a eles, vivendo e convivendo não só de corpo, mas também de atenção para com os mesmos. Talvez iremos pensar e responder em uma determinada comida e ele responderá outra, mas por uma questão de oportunidade ou por ter provado uma diferente que naquele momento aguçou mais o seu paladar, mas como dito anteriormente o que vale é ter propriedade do que ele gosta, portanto esta comida é algo que ele gosta de comer TAMBÉM.

Bom,... somos pais!!! E como pais também temos nossos dias de cansaço, dias em que queremos ficar sozinhos sentados em um lugarzinho só nosso bem quietinhos sem ninguém atrapalhar. Já tivemos dias em que já comemos escondidos uma barra inteira de chocolates sem dividir nada com nossos filhos, que falamos mais alto com eles, que ficamos muito brabos ou que nos contradizemos em alguma coisa ou ordem. Aí vem aquela grande CULPA, sim aquela culpa enorme que não nos ajuda em nada, muito pelo contrário, só atrapalha!! Atrapalha porque ao invés de realizar brincadeiras, efetivar atividades, conversar com nossos pequenos, saber como foi o dia na escola, com quem e com o quê brincou, curtir o momento, travamos e não fazemos absolutamente nada!!! Tudo porque nos sentimos culpados de ter feito tudo, menos ter dado atenção a quem precisaria ou por estarmos cansados, mas somos pais, somos humanos e também temos momentos difíceis.

Enfim, somos pais e assim como amamos nossos pequenos, eles também nos amam, e muito! Se perguntarmos para eles qual nota nos dariam como pais, com certeza eles responderiam que somos 10, apesar de nossos “defeitos” eles nos amam e querem estar próximos à nós o maior tempo possível. Sendo assim, somos pais e não somos perfeitos, mas a partir do momento em que formos dedicados, com desejo e vontade de acertar, abertos para aprender com eles, SEREMOS PAIS efetivamente e conseguiremos desenvolver nosso papel da melhor forma possível, pois o que precisamos ser é o melhor que podemos ser!


Lisane Luz Pacheco Psicóloga do NAP