2.8 - Programa de Acolhimento Psicológico nas Empresas

O que é acolhimento emocional e qual a sua importância?


Antes da pandemia do coronavírus, as doenças psicossociais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout já estavam entre as cinco principais causas de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com o INSS. Agora, essa situação se agravou ainda mais.


Essas doenças impactam diretamente nas atividades profissionais podendo provocar altas taxas de presenteísmo: quando o colaborador está presente fisicamente, mas não consegue se concentrar nas suas tarefas nem cumprir obrigações; absenteísmo: ausência do colaborador no trabalho (faltas e atrasos frequentes), bem como alterações no humor e diversos comportamentos indesejáveis que comprometem todo o ambiente de trabalho interno e externo. Escutar representa muito mais do que ouvir. Através de uma escuta qualificada é viável a criação de vínculos, a elaboração de relações de acolhimento, respeito entre quem cuida e quem recebe o cuidado, tudo isso visando criar as condições para um ambiente de trabalho de qualidade.


Por isso, um programa de saúde psicológica ou emocional dentro da empresa é cada vez mais necessário e ele consiste em disponibilizar orientação e acolhimento especializado (psicólogo) para as situações adversas do colaborador, com a garantia de confidencialidade e através de uma escuta humanizada. Escutar representa muito mais do que ouvir. Através de uma escuta qualificada é viável a criação de vínculos, a elaboração de relações de acolhimento, respeito entre quem cuida e quem recebe o cuidado, tudo isso visando criar as condições para um ambiente de trabalho de qualidade.



Como funciona o programa de acolhimento emocional?


O psicólogo do NAP designado para o programa, estará presente na empresa, semanalmente e durante o expediente de trabalho, para acolher (escuta humanizada) a todos aqueles funcionários que desejarem o atendimento, bem como realizar o devido planejamento de atendimentos a partir das demandas e disponibilidades de horário.


Acolhimento não pode ser confundido com psicoterapia, mas, dependendo da demanda, o psicólogo poderá sugerir o encaminhamento do funcionário para tratamento com psicoterapeuta, psiquiatra ou para outro profissional da saúde (clínico geral, nutricionista, fisioterapeuta etc.). Da mesma forma, o psicólogo poderá auxiliar na resolução de problemas dentro da empresa como a elaboração de planos de ação que promovam a qualidade da saúde emocional dos funcionários.

Assine nossa newsletter