​Cortes e agressões contra si

31 de Janeiro, 2019

Cortes e agressões contra si

Atualmente, é muito comum nas escolas e entre jovens, conhecer alguém que se corta ou que faz algum tipo de agressão contra si mesmo. Mas o que faz um adolescente se auto agredir?

Alguns farão “por modinha”, para se sentir pertencente a um grupo. Outros, neste caso a grande maioria, farão como forma de aliviar o sofrimento. Isto mesmo, como alivio do sofrimento emocional que sentem intensamente. Assim, a dor do corte justificaria a dor psíquica que estão sentindo. Salienta-se que este jovem se sente em muitos momentos deprimido, ansioso, com baixa autoestima, desanimado, infeliz. É importante ficarmos atentos, pois os cortes e agressões contra si são um alerta de que algo realmente não está bem, e eles precisam e merecem ser olhados mais profundamente.

Pacientes que chegam aos consultórios devido a automutilação, geralmente relatam que já fazem isso há muito mais tempo do que a descoberta dos pais. Ou seja, eles tentam esconder isso, por terem medo. Medo do julgamento, medo das consequências, se sentem inseguros. É importante que o jovem se sinta confiante e acolhido. Neste momento, ele precisa muito mais de ajuda do que de apontamentos que só o deixarão mais “para baixo”. Conversar, tentar entender o que está acontecendo e buscar ajuda de um profissional, são os primeiros passos que devem ser tomados.

Lembrando que cortes e automutilação colocam o adolescente em risco, devemos alertar para o alto índice de suicídio que há entre a população jovem no Brasil. É importante cuidar, prevenir e acolher os jovens, para que eles não se sintam sozinhos e percebam que há muitas pessoas que zelam por eles e os amam.


Gabriela Marques Psicóloga do NAP