​Calma na alma

06 de Dezembro, 2018

Calma na alma

Vivemos num mundo cada vez mais frenético e com cada vez mais demandas. Como consequência, estamos cada vez mais ansiosos e estressados. O que fazer perante isso, visto que a realidade do mundo aparentemente não tem mais volta? Como encontrar a calma e a serenidade? Este movimento precisa ser feito por cada de um de nós, buscando a sua calma, a sua serenidade, a sua paz em meio a esse mundo tão agitado.

E como fazer isto? Penso que um dos primeiros passos seja identificar a necessidade de pousar, de frear essa corrida que o mundo nos exige e ter a intenção de mudança. O próximo passo seria realizar as coisas que fazemos com mais tranquilidade e mais atenção plena, que é estar atento e aberto à experiência presente, observando pensamentos, sentimentos, memórias, sem julgamentos ou críticas.

Alguns movimentos ou ações que podem auxiliar nessa busca por uma vida mais calma, tranquila e plena de sentido são exercícios de respiração e/ou de meditação e também psicoterapia. Algumas pessoas têm vivenciado essa busca incluindo mudanças de rotina, de emprego, de cidade, por exemplo. Independente da mudança que desejemos fazer, parece-me que o que mais importa seja repensarmos o nosso estilo de vida e o sentido das coisas em nossas vidas.

Finalizo citando Lenine na música “Paciência”: “Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não pára. Enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa, a vida é tão rara”. Que possamos ir com mais calma e com mais alma valseando na vida.


Vanessa Marzullo Psicóloga do NAP