​Você costuma reservar um tempo para fazer companhia a si mesmo?

30 de Agosto, 2018

Você costuma reservar um tempo para fazer companhia a si mesmo?

Em meio a correria entre trabalho, estudos, família, e-mails e redes sociais, você consegue tirar um tempo do dia ou até mesmo da semana, para fazer companhia a si mesmo? Para cuidar de você? Para fazer algo que lhe dê prazer? Ler um livro, caminhar no parque, fazer um bolo, olhar uma série ou simplesmente fazer nada produtivo, são exemplos de atividades que contribuem significativamente para uma vida mais saudável.

Nesta perspectiva, ter um momento para fazer companhia a si mesmo é importante. Promove a saúde mental. O psicanalista Christian Dunker, afirma que a solidão boa é aquela feita por escolha, por desejo próprio, como uma opção que irá gerar descanso ao sujeito. Entretanto, deve-se ter bastante atenção quando alguém se isola seguidamente, evita constantemente sair de casa ou interagir com outras pessoas. Neste caso, trata-se de uma solidão negativa. Aquela que produz sofrimento, momento em que já pode ser necessário buscar ajuda psicológica.

Acredito que para tudo deve-se procurar um equilíbrio. Ficar sozinho o tempo todo, trabalhar demais, não ter contato com a família e amigos, pode ser prejudicial à saúde mental. Ter um período para si, sem correria, sem cobranças, também é interessante e ajuda a deixar a vida mais leve. Hábitos saudáveis e um tempinho ocioso durante a semana podem tornar a vida mais tranquila e menos estressante. Por isso, lembre-se sempre de cuidar de sua saúde mental! :)


Gabriela Marques Psicóloga do NAP