Inteligência emocional: o caminho para uma vida mais feliz

19 de Julho, 2018

Inteligência emocional: o caminho para uma vida mais feliz

Passamos boa parte de nossas vidas em busca da tão sonhada felicidade. No entanto pequenas situações no dia a dia nos desestruturam. Nos irritamos quando alguém se atrasa, nos entristecemos quando recebemos uma crítica ou nos frustramos quando algo não sai exatamente como planejamos. E por que isto acontece? Por que nós reagimos de forma tão frágil perante tais situações? Simplesmente porque estas questões mexem com as nossas emoções, elas nos abalam profundamente pois nos deixamos levar pelo calor do momento e não conseguimos ter a clareza mental necessária, que tanto situações rotineiras quanto as mais complexas exigem.

É aí que surge a importância de desenvolvermos nossa inteligência emocional, que nada mais é do que conhecermos nossas emoções (e também reconhecê-las nos outros) e saber lidar com elas. Com este conhecimento somos capazes de administrar melhor nossas emoções e reações, paramos de depositar uma carga emocional maior que a necessária nos acontecimentos, e, principalmente, aprendemos a agir com mais consciência e equilíbrio e não simplesmente reagir.

Desenvolver a inteligência emocional é simples, e está ao alcance de todos. Para isso precisamos nos aventurar em nos conhecer melhor. Aprender a nos ouvir, dar atenção ao que sentimos e ter mais autocontrole sobre os nossos sentimentos são alguns dos passos necessários. Este processo nos ensina a lidar com as nossas emoções, nas mais variadas situações, de forma equilibrada. Dessa maneira a vida se torna mais leve e passamos a ter mais força e determinação para alcançarmos os nossos objetivos. Neste momento passamos a entender que a felicidade não é algo que se alcança, e sim algo que se cultiva e pode fazer parte da nossa vida todos os dias. Sim, isto é possível!


Scheila Flesch Psicóloga do NAP