​FILHOS, CADÊ O MANUAL?

19 de Outubro, 2017

“Os problemas com a infância que enfrentamos hoje são muito diferentes do passado”. Começo esse texto com essa frase que já escutei muito no consultório, pois quando pensamos em criar nossos filhos, ouvimos diversas opiniões dos familiares, amigos, às vezes até de estranhos, dizendo o que é certo ou errado: costumam dizer - “eu fazia ou fiz assim e deu certo”. Mas hoje enfrentamos as mesmas dificuldades que nossos pais quando nos criaram? Os tempos mudaram, vivemos numa sociedade hedonista, onde a busca de prazer vale mais que qualquer outra coisa, onde tudo precisa se resolver rápido. Vamos refletir na prática: quando adquiriu seu último celular, aposto que veio um manual junto. Agora pare e pense: você o leu ou simplesmente aprendeu na prática a utilizar esse equipamento novo? Com filhos também é assim. Vamos aprendendo na prática, claro que dicas e experiências de quem já passou por isso ou de profissionais são sempre muito bem-vindas!

Mas como achar receitas para educar e criar nossos filhos da melhor forma? Primeiro, precisamos controlar nossas ansiedades e medos, pois cada criança tem seu tempo, e infelizmente se você esta lendo esse texto, achando que trarei uma receita pronta de como fazer, já lhe aviso, isso não existe. Cada criança nasce como sua personalidade, seu temperamento. Alguns aprendem mais rápido a falar, outros demoram mais tempo. Alguns não respeitam as regras ou demoram a aprendê-las, outros entendem e as obedecem após uma única conversa.

Somos diferentes e não nascemos com uma bula. Então, através de muita prática, descobriremos qual o método mais correto que nós usaremos. Cada um terá que achar a melhor forma de enfrentar as situações que virão pela frente. Quando buscamos auxílio de um terapeuta infantil, o profissional encontra através de uma relação genuína com a criança, iniciar um processo de mudança comportamental, seja com jogos, desenhos ou outras atividades lúdicas.

Deixo duas dicas aos pais, visando situações as quais presencio frequentemente:

1) Sejam verdadeiros com seus sentimentos e com os dos seus filhos. Não tenham receios de demonstrar seus medos. Lembre: somos dominados por emoções.

2) Além da educação tradicional da escola, temos a educação afetiva que é muito importante. Coisas materiais ficam pelo caminho, a nossa presença marca o caminho. Esteja presente, utilizando- se do real significado dessa palavra!



Carolina Antunes Psicóloga do NAP