​Ansiedade

28 de Setembro, 2017

Ansiedade

Por vezes, nos perguntamos: De onde vem a ansiedade?Porque fico tão ansioso em determinados momentos e outros menos?

Podemos responder: a ansiedade não vem de lugar nenhum, ela está em nós, faz parte de nosso dia a dia. Precisamos dela em todos os momentos de nossa vida, tanto nos bons quanto nos ruins.

A ansiedade aparece toda vez que temos aquele frio no estômago antes de algo desafiador ou ligado ao medo eminente. Ela é necessária em nossa vida, para nossa proteção e como decodificadora de algo que possa não estar funcionando bem, tanto no emocional como no orgânico.

Estamos vivendo num mundo demasiadamente complexo e é ele que torna tão difícil saber o que queremos e o que nos satisfaz, isto causa ansiedade e dúvidas. Nunca foi tão difícil fazer escolhas. Temos várias opções, ofertas, isto exige de nós uma reflexão maior e por vezes a nossa pressa não permite esse momento, então fazemos escolhas erradas e sofremos.

A ansiedade é um estado permanente e diário, contudo temos como fazer diferente, usando a ansiedade ao nosso favor. Desafiando-nos a crescer, a usar esta força como impulso, este frio no estômago como mola propulsora da busca e não como entrega ao desânimo e, sensação de incapacidade e depressão.

Não há regras nem receitas mágicas para se conhecer e identificar as próprias vontades. É um processo contínuo e custoso, que exige muita determinação, coragem e perseverança.

Precisamos aprender que para realizarmos algumas escolhas precisamos perder outras. Saber que abrir mão de algo pode ser um ganho também e o estresse nada mais é do que a consequência do medo de decidir.

Bernard Shaw disse:

”Se você não consegue aquilo de que gosta, será obrigado a gostar do que consegue.”

Então façamos a pergunta, estou conseguindo o que gosto ou estou acomodado no que consigo?


Andréia Reis Psicóloga e palestrante do NAP