Dicas para ter uma coluna saudável

20 de Julho, 2017

Dicas para ter uma coluna saudável

O que fazer e o que não fazer quando suas costas estiverem doendo? Além de fazer exercícios e movimentar-se corretamente, através de pequenos detalhes, pode-se evitar o stress e danos à sua coluna. Veja o que fazer:

Sentando: Evite permanecer sentado por longos períodos. É interessante criar o hábito de se levantar a cada 30 minutos e se mexer um pouco. Sente-se usando sempre um encosto e apoiando os pés de forma que os joelhos formem um ângulo de 90º com o chão. Mantenha o tórax alinhado com a cintura, não se incline para frente enquanto estiver sentado. Quando dirigir, posicione o banco para frente de modo a alinhar os joelhos e a cintura.

Inclinando-se: Evite inclinar-se se as costas estiverem doendo. Esse movimento aumenta a pressão no disco intervertebral e pode ser causador de maiores lesões.

Exercícios Físicos: Exercite-se regularmente. É importante desenvolver a flexibilidade e força muscular. Caminhadas são um ótimo exercício; comece com distâncias curtas e vá aumentando gradativamente a cada semana. Não esqueça os alongamentos, antes e depois de qualquer atividade física. Músculos fatigados tendem a lesionar com mais facilidade.

A coluna é uma estrutura complexa composta por músculos, ligamentos, tendões e ossos. Ela permite movimentos laterais, para frente e para trás, além de suportar a carga do peso de nosso corpo. Por isso é tão importante manter todas as suas partes em boas condições de funcionamento. Exercícios regulares de alongamento ajudam a manter os músculos e os ligamentos flexíveis.




Desiree Moehlecke Quiropraxista do NAP