A EXPERIÊNCIADE SER MÃE

11 de Maio, 2017

O desejo de ser mãe nos faz viver uma mistura de sentimentos, emoções e expectativas. Durante a gestação todos estes sentimentos se intensificam e nas últimas semanas a emoção toma conta. O coração bate mais forte na expectativa do grande momento - o nascimento - e, finalmente, na alegria de poder segurar nos braços o filho tão esperado.

Neste mesmo instante nasce, junto com o bebê, uma mãe. Aquela que vai, ou melhor, continua se transformando, se fortalecendo a cada dia, construindo um vínculo de muito amor. Um amor incondicional ao olhar aquele ser tão pequenino que nos faz encher os olhos de lágrimas e transbordar nosso peito de tanto amor.

Ser mãe não é uma tarefa fácil, é acordar de hora em hora para amamentar, trocar as fraldas, acolher o filho e entender/descobrir quais as suas necessidades. E mesmo cansada, estar disposta todos os dias a fazer tudo de novo e, sempre da melhor maneira.

Ser mãe é deixar de lado, por um tempo, sua própria vida para poder se doar e dar conta de tudo o que necessita a maternidade. é se permitir viver este período com toda intensidade e amor.

Ser mãe é ter momentos de inseguranças, dúvidas, de se questionar se o que esta fazendo é o certo ou se poderia fazer melhor. É ficar acordada zelando pelo filho enquanto ele dorme, sentindo-se a pessoa mais abençoada e feliz do mundo.

Ser mãe mexe com nosso modo de ser, pensar, com nossas relações, com nossos valores. Não existe um manual de como ser mãe, é um aprendizado dia a dia, um crescimento pessoal e uma nova maneira de se ver e se posicionar no mundo.

Ser mãe é uma grande responsabilidade! É conseguir atender as necessidades do filho, sem fazer por ele, mas deixando-o caminhar sozinho. É tentar ser uma pessoa melhor a cada dia para poder ensiná-lo a viver.

Ser mãe é um sentimento maravilhoso, incomparável, é sentir que se é capaz de tudo, de querer ser um bom exemplo para seu filho. Ser mãe é uma dádiva de Deus de poder conhecer e viver o mais puro e verdadeiro amor.


Marilete dos Santos Corrêa Psicóloga do NAP