​O QUANTO O SALTO ALTO PODE PREJUDICAR O MEU CORPO?

27 de Abril, 2017

O QUANTO O SALTO ALTO PODE PREJUDICAR O MEU CORPO?

Hoje em dia o salto alto não é só um objeto de desejo das mulheres mas também um item necessário no guarda-roupas da maioria. Tendo em vista estudos que dizem que as mulheres preferem estarem bonitas e elegantes á não sentirem dor, fica a duvida: o quanto o uso do salto pode prejudicar o nosso corpo? O quanto ele pode afetar nossas costas?

Primeiro, acho importante esclarecer que não é o uso do salto alto de forma eventual que vai causar maiores problemas. O que vai gerar de fato um problema maior é o uso do salto de forma frequente e recorrente. Ou seja, usar o salto todos os dias por 8 horas ou mais.

Quando falamos da biomecânica normal do nosso corpo é aceitável dizer que estamos adaptados a colocar 60% do peso na parte de traz do pé (no calcanhar) e 40% na parte da frente (falanges/dedos). Quando colocamos um salto maior que 3 cm, essa porcentagem se altera e inverte. Com o salto, o calcanhar sobre e a maior carga (aqueles 60%) passam para a parte da frente, mudando o nosso centro de gravidade e fazendo com que o corpo tenha que se readaptar em busca do equilíbrio. Isso gera desconfortos na região dos pés e pernas e dores, principalmente na região lombar.

Que usando um salto a mulher fica mais elegante, não há duvida. Porém, temos que começar a pensar o quanto esse uso nos traz benefícios e malefícios na nossa saúde física. Para aquelas que não saem de casa sem um salto, fica a dica: procure sempre sapatos confortáveis, arredondados na parte da frente, e com no máximo 3cm de altura. Lembrando que saltos no estilo plataforma estão liberados.


Desiree Moehlecke Quiropraxista do NAP