AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PSICOSSOCIAL

20 de Abril, 2017

A Avaliação Psicológica é uma ferramenta de análise de grande importância no processo de escolha de um profissional. Em atendimento às Normas Regulamentadoras as empresas deverão realizar a Avaliação Psicossocial dos seus colaboradores que tem como objetivo analisar aspectos clínicos e laborais que compõe o perfil do indivíduo e busca obter informações a respeito do trabalhador nos diversos contextos em que está inserido, identificar os riscos e avaliá-los.

Os riscos inerentes ao trabalho em ambientes adversos aos quais os trabalhadores podem ser submetidos durante sua atividade laboral podem levá-los a condições extremas, comprometendo suas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais.

Sendo assim, o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio das Normas Regulamentadoras preconiza que as empresas onde possuem atividades em ambientes adversos, devem submeter seus trabalhadores à avaliação psicossocial para a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Observando os riscos psicossociais e com base no PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da empresa.

Com o objetivo de manter a saúde mental e psicológica dos profissionais das empresas que exercem atividades em espaço confinado e área de risco, tornou-se necessário, além dos exames médicos, a realização da Avaliação Psicológica Psicossocial. Sendo essa avaliação exigência do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE conforme descrito nas Normas Regulamentadoras:

NR-33 Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados

NR-35 Trabalho em altura

NR 20 - Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis

A avaliação psicossocial é realizada por profissional habilitado e deve ser feita periodicamente, pois mesmo que o trabalhador seja contratado em condições adequadas de saúde física e mental, poderá apresentar ao longo do tempo, fatores estressores que comprometerá suas atividades laborais, sendo necessário que tal avaliação seja realizada dentro da periodicidade orientada no PCMSO da empresa.

Fique em conformidade com as normas. Visite nosso site: www.napvs.com.br


Gisele Engelmann Kunst Psicóloga do NAP